OLD VINY - Lionel Richie

May 19, 2014

Nasceu em Tuskegee no estado do Alabama, onde cresceu no campus do Instituto Tuskegee na casa de seu avô. Anos mais tarde sua familía se mudou para Illinois, onde se formou na "Joilet Township High School", mais tarde Richie voltou ao Instituto Tuskegee onde se graduou em economia. Depois de receber seu diploma freqüentou brevemente a escola de pós-graduação na Universidade de Auburn. Lá, Lionel se tornou membro da fraternidade Alpha Phi Alpha.

Ele lançou seu 1º álbum solo em 1982, que continha três singles. O álbum atingiu o número 3 nas paradas de música e vendeu mais de 4 milhões de cópias. Em 1983 o álbum Can't Slow Down, vendeu duas vezes mais que o álbum anterior e gerou o hit " All Night Long ", que foi promovido por um vídeo bastante colorido que exaltou a dança do caribe. O vídeo foi promovido pelo ex- Monkee, Michael Nesmith.

Lionel ainda seguiu dominando o Top 10 das paradas até atingir seu "ponto alto", a canção "Hello" de 1984, uma canção de amor sentimental, que mostrou o quão longe Richie mudou no seu estilo musical. Richie ainda teve três hits no Top 10 mais em 1984, "Stuck On You"(#3), "Running With the Night"(#7) e"Penny Lover"(#8). Em 1985, Richie compôs e executou uma canção de tema devidamente calmante "Say You, Say Me", para o filme Noites Brancas, o que lhe rendeu um Óscar por seus trabalhos, bem como atingindo o Top #1 nas paradas americanas e permaneceu lá por quatro semanas, o que lhe valeu a canção #1 de 1985, de acordo com o fim de ano da Billboard Hot 100 Chart. Ainda em 1985 também colaborou com Michael Jackson na composição do single de caridade " We Are the World do "USA for Africa.

Em 1986, Richie lançou Dancing on the Ceiling, seu último álbum mais popular, que produziu uma série de hits nos EUA e Reino Unido como "Say You, Say Me" (E.U.A. # 1), "Dancing on the Ceiling" (E.U.A #2), "Ballerina Girl" (E.U.A #7) e "Se La" (E.U.A #20), este último é o mais recente de Richie nos E.U.A. a escolha do título o fez reviver o som de dança animada de "All Night Long (All Night)", ele voltou a gravar e se apresentar após a morte de pai em 1990 e, o lançamento de sua coleção de grandes sucessos em primeiro lugar, Back to Front, em 1992.

Seus álbuns na década de 1990 como Louder Than Words e Time não conseguiram atingir todos os comerciais de sucesso da década anterior. Alguns de seus trabalhos recentes, como o álbum Renaissance voltaram ao seu velho estilo, alcançando sucesso na Europa, mas ainda modestos nos Estados Unidos. Desde 2004, ele produziu um total de seis singles no Top 40 no Reino Unido. Em 1 de fevereiro de 2010 Lionel fez um remix do We Are The World em que Justin Bieber canta sua parte da canção original.

 

Publicado por Antonio Consciencia

Please reload

Destaque

Lançamento On Line Novo Single "É Noix"

February 21, 2016

1/10
Please reload

Recentes

October 28, 2014

Please reload

Tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • SoundCloud Basic Square