A BANDA

Consciência tranquila é um coletivo de Black Music idealizado pelo casal de rappers e produtores culturais Antonio Consciência e Sami Brasil em 2002, com o intuito de utilizar a música como ferramenta de contestação social. A banda traz  momentos marcantes para os amantes da Black Music, misturando o groove do Funk, as melodias do Soul, a atitude do Hip Hop em seus shows, com muita personalidade e conteúdo. A trajetória da banda é marcada por muita representatividade e resistência dentro do cenário cultural independente. Levando a sua música e mantendo o cunho social, o trabalho percorreu grandes eventos pelo Brasil, teve sua música nas rádios, ganhou festivais e representou a Black Music carioca no Programa Superstar 2015 e no Programa Espelho com Lázaro Ramos em 2018. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA ESPELHO com Lázaro Ramos

O Baile Black Bom é uma iniciativa da Botacara Produções em parceria com a Banda Consciência Tranquila que acontece mensalmente há 3 anos no Quilombo Pedra do Sal, importante local de Resistência Negra no Rio de Janeiro. Essa iniciativa recebeu as chancelas do ProgramaFavela Criativa  e Ações Locais Rio 450 e virou um circuito integrado de cultura negra em 2015 agregando diversos outros segmentos da cultura negra como artes visuais, dança, moda, arte-educação e debates. A proposta do baile é resgatar os bailes "Black Power" numa viagem no tempo da Black Music, com releituras dos maiores clássicos do gêneros desde os anos 70 até a atualidade executados pela banda Consciência Tranquila ao vivo, além de Djs aquecendo a pista com  o melhor do Hip Hop, Charme, Flashback e toda a variedade de expressões artísticas que a Black Music pode oferecer. Além da música, a programação do Baile traz Feira de Afroempreendedores e Atividades culturais para a valorização da identidade e cultura afro-brasileira.  Através dessas ações a banda criou um novo cenário no local e lidera um movimento que usa a música aliada a ações afirmativas como plataforma nas questões sociais e raciais levando milhares de pessoas por edição do evento. Além da Pedra do Sal, o baile já percorreu grandes escolas de samba e as principais casas de show do Rio de Janeiro e outros municípios do Brasil.

O BAILE

O Instituto Black Bom - IBB nasce pra  atuar no desenvolvimento socioeconômico das comunidades negras e periféricas através da produção cultural afirmativa e visibilização do mercado criativo negro. O sucesso do Baile Black Bom nos inspirou a ir mais além, utilizando as redes formadas para ampliar o impacto social para além do evento. Com isso, o IBB, enxergou a oportunidade reduzir o impacto das disparidades sociais, transformando o seu capital intelectual, valores simbólicos e a prática do fazer cultural, em novas formas de desenvolvimento social através da Economia Criativa, com a realização de feiras e eventos culturais, democratização do acesso e consumo consciente com foco na população negra e periférica envolvida em sua cadeia produtiva

INSTITUTO BLACK BOM

FEIRAS E EVENTOS IBB
circuito black bom.jpg
Baile_Black_bom_por_Warley_Venâncio-.JPG