
A BANDA
Consciência tranquila é um coletivo de Black Music idealizado pelo casal de rappers e produtores culturais Antonio Consciência e Sami Brasil em 2002, com o intuito de utilizar a música como ferramenta de contestação social. A banda traz momentos marcantes para os amantes da Black Music, misturando o groove do Funk, as melodias do Soul, a atitude do Hip Hop em seus shows, com muita personalidade e conteúdo. A trajetória da banda é marcada por muita representatividade e resistência dentro do cenário cultural independente. Levando a sua música e mantendo o cunho social, o trabalho percorreu grandes eventos pelo Brasil, teve sua música nas rádios, ganhou festivais e representou a Black Music carioca no Programa Superstar 2015 e no Programa Espelho com Lázaro Ramos em 2018.


O Baile Black Bom é uma iniciativa da Botacara Produções em parceria com a Banda Consciência Tranquila que nasceu no dia 12 de outubro de 2013 no Quilombo Pedra do Sal, importante local de Resistência da Cultura Negra no Rio de Janeiro. Essa iniciativa recebeu as chancelas do Programa Favela Criativa e Ações Locais Rio 450 e virou um circuito integrado de cultura negra em 2015 agregando diversos outros segmentos da cultura negra como artes visuais, dança, moda, arte-educação e debates, se tornando referência em ocupação criativa no espaço urbano. A proposta do baile é resgatar os bailes "Black Power" numa viagem no tempo da Black Music, com releituras dos maiores clássicos do gêneros desde os anos 70 até a atualidade executados pela banda Consciência Tranquila ao vivo, além de Djs aquecendo a pista com o melhor do Hip Hop, Charme, Flashback e toda a variedade de expressões artísticas que a Black Music pode oferecer. Além da música, a programação do Baile traz Feira de Afroempreendedores e Atividades culturais para a valorização da identidade e cultura afro-brasileira. Através dessas ações a banda criou um novo cenário no local e lidera um movimento que usa a música aliada a ações afirmativas como plataforma nas questões sociais e raciais levando milhares de pessoas por edição do evento. Além da Pedra do Sal, o baile já percorreu grandes escolas de samba e as principais casas de show do Rio de Janeiro e outros municípios do Brasil.
O BAILE
O Instituto Black Bom - IBB nasce pra atuar no desenvolvimento socioeconômico das comunidades negras e periféricas através da produção cultural afirmativa e visibilização do mercado criativo negro. O sucesso do Baile Black Bom nos inspirou a ir mais além, utilizando as redes formadas para ampliar o impacto social para além do evento. Com isso, o IBB, enxergou a oportunidade reduzir o impacto das disparidades sociais, transformando o seu capital intelectual, valores simbólicos e a prática do fazer cultural, em novas formas de desenvolvimento social através da Economia Criativa, com a realização de feiras e eventos culturais, democratização do acesso e consumo consciente com foco na população negra e periférica envolvida em sua cadeia produtiva. Em 2017 o IBB cria o primeiro cowork para afroempreendedores do estado do RJ, na Rua do Senado, 338 - Centro, sendo referência em feiras e eventos voltados para a visibilização do mercado criativo negro.
o INSTITUTO BLACK BOM


























