top of page

HISTÓRIAS DA PEQUENA ÁFRICA - Benzinho de Bamgbosé

O Babalawo Felisberto Américo Sowzer, neto de Bamgbosè Obitikò, tornou-se uma das figuras de maior importância na consolidação das religiões afro-brasileiras, no Rio de Janeiro. Assim teve participação especial na constituição da Pequena África, ao transitar entre a Praça XI, Saúde, Gamboa e Santo Cristo, ao lado de nomes como João Alabá, Cipriano Abedé, Tia Ciata e outros.

Poliglota, engenheiro, membro da maçonaria, homem de seu tempo e acima de tudo, um dos mais respeitados babalaôs da história do candomblé, o legendário Benzinho de Ogum (Oguntosí), nasceu em julho de 1877 na cidade de Lagos (Nigéria), durante o período em que sua mãe, Iyá Maria Júlia Martins de Andrade lá viveu com o marido, o também babalaô Eduardo Américo de Souza (Ifaxesin). Estudou em colégios ingleses e, cumprindo o legado ancestral desde seu avô Bamboxê Obitikô, aprendeu os segredos do Opelê Ifá, técnica oracular de grande prestígio.

Felisberto Sowzer é apontado por muitos estudiosos como o grande responsável pela organização do Jogo de Búzios tal como hoje é praticado, sistema oracular conhecido no Brasil como merindilogun.

O legado e a luz de Felisberto Sowzer de Ogum, de uma forma ou de outra, ilumina não apenas os membros da Família Bamboxê, mas todos os babalorixás e iyalorixás do candomblé brasileiro que aprenderam os segredos oraculares do Jogo de Búzios através desta matriz.

Referências:Revista Camélia - Personagens da Pequena África, 2013Terreiro Pilão de Prata Ilê Odô Ogê (site): Linhagem Ancestral

Destaque
Recentes
Tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • SoundCloud Basic Square
bottom of page